Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

REFLEXOLOGIA PODAL CHINESA



Reflexologia Podal, massagem em zonas reflexas situadas nos pés. Esta é mais uma técnica que compõe a MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Existem outras culturas que desenvolveram reflexologia podal, tendo relatos históricos que os Egípcios tenha sido os primeiros a observar e desenvolver um tratamento a partir de massagem nos pés. Na China também se desenvolveu com base nos fundamentos da MTC uma técnica de reflexologia. Por certo tempo ficou meio de lado por conta da ascensão da Acupuntura. As zonas tratadas na massagem refletem de modo sistêmico no corpo. Os Chineses tem um modo peculiar de fazer reflexologia.
É feita uma preparação do corpo, liberando as tensões e preparando-o para uma melhor resposta aos estímulos nos pés. Antes de qual quer coisa se faz um escalda pés, com a água quente, prática que estimula a circulação sanguínea, além de deixar os pés em condições físicas propícias para a manipulação das zonas reflexas. Deixa os pés de “molho” e, segue uma sequência de massagem: região cervical e dorsal, na face, na cabeça e nos braços. Após isso, retira os pés da água, trabalha um após o outro seguindo o sentido da circulação do Qi, massageia as pernas e o abdômen, concluindo assim a técnica.


Bom, voltando aos pés...
De acordo com os antigos chineses, os pés são partes importantes do nosso corpo, neles ficamos de pé e em equilíbrio. Para ter uma boa saúde é preciso que os pés estejam firmes e bem apoiados no chão. Desta maneira as zonas de reflexos são estimuladas do jeito mais natural possível. Porém nós ocidentais não damos muita importância em cuidar dos pés como os orientais.
Então, qualquer coisa que possa manter os pés sem um apoio correto, favorecerá a uma disfunção e um desequilíbrio energético. E é fácil perceber quando uma zona reflexa é trabalhada, pois ela fica mais sensível que outras zonas.
As zonas reflexas são em ordem alfabéticas:

Abdômen, amígdala, ânus, apêndice, baço, bexiga, canal inguinal, cerebelo, cérebro, coluna vertebral (vértebras cervicais, vértebras torácicas, vértebras lombares, sacro, cóccix), coração, costela, cotovelo, diafragma, duodeno, escápula, estômago, fígado, glândula genital, glândulas supra-real, hipófise, intestino delgado, intestino grosso (colo ascendente, colo transversal, colo descendente e colo sigmóide/reto) joelho, junta dos quadris, labirinto, laringe, mandíbula, maxilar, nariz, nervo ciático, nervo trigêmeo, nódulos linfáticos (superiores, torácicos, inferiores), olhos, ombros, órgão genital (pênis, vagina), ouvidos, pâncreas, pescoço, paratireóide, plexo solar, pulmão/brônquios, pontos específicos contra (diabetes, hipertensão, insônia, lombalgia), próstata, reto, rins, sinus, tireóide, tórax/seios, trapézio, traqueia, uretra, útero, válvula ileocecal, vesícula biliar... Coloco reticências, pois posso ter deixado de colocar mais alguma.

Esta massagem de um modo geral, dizem ser dolorida, mas na verdade não é bem assim. Quantas vezes você já recebeu massagem nos seus pés, este ou outro tipo? Muitas vezes nunca foram tocados não é mesmo? Vive com eles em sapados com saltos, apertados? Imagine tudo que pode fazer os pés ficarem doloridos mesmo sem tocar neles. E imagine isso ao longo de muitos anos. Bom, sabe o que estou falando, então vai entender que esta massagem dói, mas não por ela ser dolorida apenas, e sim por ter fatores que aumentam esta sensação.
O bom é que depois de cada sessão, diminui esta sensação e sempre quando termina, a pessoa sente como se tirasse um peso de uma tonelada. Fica leve e se sentindo muito bem. Quem faz uma vez e, sente esta leveza após a massagem, nem lembra que doeu e, quer sempre estar recebendo os benefícios.



Benefícios e indicações, para todos os casos crônicos:
- Apnéia do sono; - Alívio de dores de cabeça freqüente; - Artrite e reumatismo; - Asma;
- Ansiedade, depressão e insônia; - Alívio nas doenças crônicas; - Bronquite; - câimbras;
- distúrbios oculares ou zumbidos nos ouvidos; - dor ciática, lombar, dorsal e cervical;
- dor de estômago, prisão de ventre e obstrução;  - dores nas costas e pescoço;
- Falta de energia ou fadiga física e mental;  - Retenção de líquidos.
Além de proporcionar um grande relaxamento físico/mental, a reflexologia podal libera as endorfinas, que são os químicos corporais que te faz sentir bem.
As contra indicações e cuidados:
- Pessoas com coágulos ou feridas, flebites (inflamação das veias), trombose, doenças infecciosas, tumores malignos, leucemia ou outras formas de câncer, problemas cardiovasculares ou outro tipo de problema vascular nas pernas. Neste caso, o encaminhamento médico torna-se necessário, ele quem vai poder dizer se pode ser feita este procedimento.
Bom, a reflexologia pode ser feita em qualquer pessoa e idade, desde que esteja fora dos riscos das contra indicações, para isso terapeuta toma o devido conhecimento sobre qualquer tipo de problema de saúde logo na anamnese.  Em caso suspeita/confirmação de gravidez, o paciente tem que alertar o terapeuta, porque neste caso (como para os bebês e idosos) os movimentos devem ser mais suaves, para não afetar de forma negativa o tratamento em si.




OBS: Alguns chamam esta técnica apenas de ZU DAO

Nenhum comentário: